Pedra da Gávea – Wikipédia, a enciclopédia livre
(Fonte: Wikipedia)

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a Pedra da Gávea é o maior monolito à beira mar do mundo, com 842m. Sua trilha é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro e o visual do topo permite o visual de toda a orla carioca (Zona Oeste e Zona Sul) e a mata da Floresta da Tijuca. Possui aproximadamente 1,6 km de trilha, e dependendo da disposição física, a duração da trilha pode variar, de 3 a 9 horas, ida e volta.  

Pedra da Gávea Vista do Topo! | Mochila Mundo Afora
Trecho chamado Carrasqueira (Fonte: Mochila Mundo Afora)

A presença de guias experientes para condução e ascensão aos trechos via Carrasqueira (via mais tradicional, com um paredão de aproximadamente 30m de altura) ou pela P4, com local de pequena escalada, passando pela famosa Garganta do Céu, é imprescindível.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Trecho via P4 (Arquivo pessoal)
Nenhuma descrição de foto disponível.
Cume Pedra da Gávea (Arquivo pessoal)

História

O nome Gávea originou-se da sua silhueta, semelhante a um cesto de gávea (cesto de observação das grandes embarcações), e foi dado durante a expedição do capitão Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio que navegava próximo à região da atual Baía de Guanabara.

Mistérios da Pedra da Gávea - Fenícios, Reis, Símbolos, Esfinge | Myskle
(Fonte: Myskle)
Interesse arqueológico sobre a Pedra da Gávea – Wikipédia, a enciclopédia  livre
(Fonte: Wikipedia)

As trilhas na montanha foram abertas pela população agrícola local nos anos de 1800. As primeiras expedições foram empreendidas em 1830.

Conhecida como “Rosto ou cabeça do Imperador”, o lado da Pedra oposto ao mar, aparenta o formato de um rosto, e por isso era chamado pelos índios de metaracanga (cabeça enfeitada).

A meteorização diferenciada de um dos lados da rocha criou o que é descrito como “um rosto humano estilizado”.

Lendas

A Pedra da Gávea possui inúmeras lendas, e muitas histórias envolvidas.

Teorias alternativas dizem que o rosto, ao qual se assemelha a Pedra, foi feito por atividades extraterrestres.

Existem afirmações que o topo da Pedra lembraria a esfinge de um gigante alado fenício.

Esfinge assíria

(Fonte: Saga Transcarioca)

No século XIX, pesquisadores do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) encontrou marcas na rocha, em seu lado direito, interpretadas como resquícios de inscrições fenícias antiquíssimas.

Mistérios da Pedra da Gávea - Fenícios, Reis, Símbolos, Esfinge | Myskle
Marcas na rocha (Fonte: Myskle)

Embora muitos acreditem que as marcas na Pedra sejam apenas sinais de desgaste natural, muitos presumem que de fato, a vinda dos fenícios é verídica e creditam estas marcas à eles, como o historiador e escritor Ludwing Schwennhagen e arqueólogo Bernardo Ramos.

Os mistérios da Pedra da Gávea
(Fonte: Guia Viajar Melhor)

Alguns defendem que a Pedra da Gávea seria um portal para outras dimensões e entrada para cidades subterrâneas, cuja entrada seria o Portal de Agartha, localizado na face oposta às inscrições.

Subi a Pedra da Gávea e passo bem.
Portal de Agartha (Fonte: Rio Ecoesporte)

Esse imenso império subterrâneo abarcaria vários milhões de quilômetros de extensão e teria milhões de habitantes espalhados por várias cidades.

No filme “Os Trapalhões na Terra dos Monstros”, o quarteto cai num buraco na Pedra da Gávea que é povoado por estranhas criaturas, algumas boas, os Grunks, e outras más, os Barks.

La Dolce Vita: Os Trapalhões Na Terra dos Monstros é o grande filme B  ignorado
Filme “Os Trapalhões na Terra dos Monstros”, filmado na Gávea

O imenso Portal de Agartha também representaria a entrada para o túmulo de Badhezir, onde teria sido enterrado o rei fenício. Foi pesquisado, e expedições posteriores não encontraram nenhum túmulo.

A entrada para o túmulo de Badhezir, segundo alguns, mas para a grande maioria dos místicos, é uma grande cavidade no formato de um paralelepípedo de 15 metros de altura, 7m de largura e 2m de recuo, representaria a entrada para o Reino subterrâneo de Agartha.

Há vários fatos intrigantes que reforçam a tese de que o Rei fenício teria sido enterrado no alto da Pedra da Gávea, e que seu cume representaria sua esfinge:

  • A inegável aparência de um rosto humano munido de elmo e barbas em uma das faces da montanha.
  • A semelhança do topo do morro com um sarcófago gigante.
  • A disposição de pedras gigantes no cume da cabeça do imperador numa figura de semi-círculo, ou triângulo dando a entender que uma coroa de pedra teria sido erguida ali

Alguns dizem que a Pedra da Gávea é protegida por poderes cósmicos independentes. Em 1937, dois cientistas foram submetidos a uma análise clínica depois de passarem uma noite na pedra, onde alegaram ter visto “uma luz verde” saindo das lacunas de todo o portal, de onde viram muitas estátuas humanas em seu interior.

Outra história muito louca envolvendo a Pedra da Gávea estaria ligado à uma gruta tipo sifão localizada na parte em que o maciço rochoso se encontra com o mar. Parte da gruta estaria localizada acima do nível do mar, e lá dentro, sairia das águas uma escada imensa que adentraria as profundezas da montanha. Consta que dois mergulhadores de pesca submarina, ao encontrar esta gruta, subiram a escada e assim como os aventureiros da luz verde, perderam os sentidos. Quando acordaram estavam no topo da montanha a 842 metros de altitude.

Mistérios e lendas da Pedra da Gávea - Saga Transcarioca
(Fonte: Saga Transcarioca)

Por toda a sua história e lendas, mas principalmente por sua beleza e vista panorâmica de encher os olhos de seu cume, a visita à Pedra da Gávea deve, obrigatoriamente, estar na sua lista de locais encantadores para se visitar!

Associação de guias publica declaração a respeito do acidente na Pedra da  Gávea
(Fonte: Blog da Escalada)

Planeje sua visita, com acompanhamento de guias, e divirta-se!

Sarcófago gigante
(Fonte: Saga Transcarioca)

Bibliografia e links interessantes:

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2014/01/carrasqueira-e-o-maior-desafio-da-trilha-da-bpedra-da-gaveab.html

https://etrilhas.com.br/trilhas/trilha-da-pedra-da-gavea

https://www.almacarioca.com.br/hist02.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_da_G%C3%A1vea

https://clubebrasileirodetrensfantasmas.blogspot.com/2016/01/a-lenda-da-pedra-da-gavea-rio-de.html

http://terralimpatv.blogspot.com/2010/03/lendas-e-historias.html

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2014/01/carrasqueira-e-o-maior-desafio-da-trilha-da-bpedra-da-gaveab.html

http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/os_misterios_da_pedra_da_gavea.html

Menu

× Como posso te ajudar?