São Bento do Sapucaí , Complexo da Pedra do Baú e demais atrativos da região

São Bento do Sapucaí: hospedagens, roteiros, Pedra do Baú e mais | Viagem e  Turismo
(Fonte: Viagem e Turismo)

Repleto de belíssimas formações rochosas e inúmeras cachoeiras, São Bento do Sapucaí é o lugar perfeito para os amantes da natureza e prática de esporte ao ar livre, sendo bastante procurado por escaladores, amantes do ciclismo e praticantes de hiking e trekking em geral. Com localização privilegiada na Serra da Mantiqueira, região do Vale do Paraíba, este município de São Paulo possui altitude de 886 m e média altimétrica de 1.400 m acima do nível do mar.

Roteiros de Fim de Semana em São Bento do Sapucaí!
(Fonte: Rapel SP)

Considerado como uma Estância Climática, São Bento do Sapucaí é um dos 12 municípios paulistas do Estado de São Paulo que cumprem requisitos para tal, garantindo assim verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Cesar Grosso escala em livre o Teto da Pedra do Baú - Go Outside
(Fonte: Go Outside)

O nome da cidade está ligado ao Rio Sapucaí-Mirim, que significa “rio que grita” na linguagem indígena, e ao santo padroeiro da cidade, São Bento, fundador da ordem dos Beneditinos, em expansão no Brasil na época de sua fundação.

Mapa de Rio Sapucaí-mirim
Curso do rio Sapucaí-mirim

Os nascidos em São Bento do Sapucaí são chamados sambentistas e tradicionalmente são católicos, herdando de seus antepassados muitas festas religiosas, celebradas na cidade.


PRINCIPAIS ATRATIVOS DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

O Complexo do Baú é o principal atrativo de São Bento do Sapucaí e seu ponto culminante é a Pedra do Baú, com 1.950 m de altitude. Compondo a paisagem do complexo, seguem o pico do Bauzinho, com 1.760 m e a pedra da Ana Chata, com 1.670 m.

Mapa Pedra do Bau
(Fonte/Autor: Roberto Torrubia)

Desde o ano de 2010, o complexo rochoso da Pedra do Baú foi instituído Monumento Natural Estadual (MONA), com gestão compartilhada entre o município de São Bento do Sapucaí e pela Fundação Florestal.

Foto bastante desejada no Cume da Pedra do Baú: os guias sabem a posição e ângulos exatos
Cume da Pedra do Baú
Cume da Pedra do Baú
  • PEDRA DO BAÚ

A trilha da Pedra do Baú possui aproximadamente 1,7 km até a base da pedra, passando por bananeiras em sua subida íngreme e é bastante procurada pelo turismo de aventura, devido aos desafios da ferrata (620 degraus de ferro cravados na pedra) e sua inclinação que chega a 90 graus. São 340 m de subida pela pedra, que dura aproximadamente 1h ou 1h30min dependendo do tamanho do grupo. Neste trecho é obrigatório o uso de equipamentos de segurança. Recomendada para pessoas com bom condicionamento físico e preparado para enfrentar o desafio nas alturas. Não indicado para pessoas que possuem acrofobia (fobia de altura).

Um dos trechos dos 620 degraus rumo ao cume da Pedra do Baú

Segundo lenda da região, o Complexo do Baú é fruto do amor proibido entre irmãos, que viraram as rochas, depois de serem amaldiçoados. Esta lenda está registrada no livro “Amantikir” do fotógrafo e pesquisador Ricardo Martins e também é contada por moradores. Pela história, as pedras do Baú e Bauzinho representam um casal de irmãos apaixonados e proibidos de viver o romance pela terceira irmã, a Pedra Ana Chata.

  • PICO DO BAUZINHO E PEDRA ANA CHATA
Pedra do Baú: o que você precisa saber para se aventurar nesse destino
Vista do pico do Bauzinho: a imponente Pedra do Baú à frente (Fonte: Viajali)

A trilha do Bauzinho é a mais fácil do complexo e tem aproximadamente 470 m de ida e volta. É a mais acessada por sua facilidade, mas nem por isso deixa de ter uma vista deslumbrante da região e da imponente Pedra do Baú.

Já a trilha da pedra da Ana Chata possui um percurso de 3,8 km ida e volta, feita por caminho em meio à Mata Atlântica e alguns trechos de escalaminhada. Tem outro acesso via Estacionamento Chico Bento, com 5,5 km de extensão (ida e volta).

Pedra do Bau - Ana Chata - Trilhas & Viagens
Vista da Ana Chata

DEMAIS ATRATIVOS DA REGIÃO DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

  • PEDRA DA BALANÇA
Pedra da Balança - Trilhas & Viagens
Vista da Pedra da Balança


A Serra da Balança é um antigo caminho de tropeiros, feito desde o bairro dos Serranos, em São Bento do Sapucaí, até o bairro dos Venâncios, em Gonçalves. Para a Trilha da Pedra da Balança, subimos a estrada de terra sentido à Cachoeira do Tobogã. Placas indicam o início da trilha, que tem 6,5 km de distância (ida e volta), com altitude máxima de 1.600 m e duração aproximada de 2 horas e 30 minutos de caminhada, com trechos de pasto bastante íngremes.

  • TRILHA DA ONÇA

A Trilha da Onça começa e termina no bairro de Cantagalo. Com trilha estreita e parte considerável em meio à mata, adentra a área de Proteção Ambiental Fernão Dias, cruzando a divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Tem percurso de 11 km (ida e volta) e considerada de nível difícil, com altitude máxima de 1.603 m e aproximadamente 5 horas de percurso.

  • CACHOEIRA DOS AMORES
Cachoeira dos Amores
(Fonte: Baú Ecoturismo)


Localizada em uma propriedade particular no bairro Paiol Grande, sua trilha tem 6 km (ida e volta) e tem nível fácil. Possui vários poções para banhos e muito procurada por famílias. Seu nome é resultado da constante visita por inúmeros casais que visitam a região. Pouco acima da cachoeira dos Amores, fica a Cachoeira do Encontro.

  • CACHOEIRA TOBOGÃ
Cachoeira do Tobogã (Fonte: TripAdvsor)


Cachoeira localizada no bairro Serrano, próximo à trilha da Pedra da Balança. Tem acesso gratuito, com piscina natural rasa.

  • CACHOEIRA DO POÇÃO
Cachoeira do Poção (São Bento do Sapucaí) - ATUALIZADO 2022 O que saber  antes de ir - Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor
Cachoeira do Poção (Fonte: TripAdvsor)



Possui dois pequenos poços e tem trilha de fácil acesso, próxima à cachoeira Tobogã.

  • CACHOEIRA DO TOLDI
Rapel na Cachoeira do Toldi em São Bento do Sapucai 360 Panorama | 360Cities
(Fonte: 360 Cities)


Cachoeira mais alta do município, com 200 m de altura. Possui um mirante na Estrada Paiol Grande de onde é possível avistá-la.
Turismo cultural

  • MOSAICOS

Quem visita o município logo percebe que é repleto de coloridos mosaicos, obras dos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar, atuais moradores de São Bento do Sapucaí. Iniciaram o trabalho na capela de Santa Cruz e depois, Capela do Mosaico I e II, na Casa da Cultura, nos muros da Escola Estadual Dr Genésio Cândido Pereira, Recanto Pereira e muitos outros locais.

Capela do Mosaico, arte na cidade de São Bento do Sapucaí
Capela do Mosaico (Fonte: Cidade e Cultura)
  • IGREJAS
O que fazer em São Bento do Sapucaí: TOP 12 atrações
Igreja Matriz (Fonte: Em Algum Lugar do Mundo)

Pela cidade o visitante encontrará a Igreja Matriz, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora dos Remédios e São Benedito.

  • MUSEU DO ZÉ PEREIRA


Primeiro museu municipal de São Bento do Sapucaí, criado para preservar a tradição do famoso bloco de carnaval Zé Pereira, com a manifestação centenária dos seus bonecões carnavalescos.

Museu do Zé Pereira • São Bento TUR
(Fonte: São Bento Tur)
Famoso Bloco Zé Pereira (Fonte: Prefeitura Municipal São Bento do Sapucaí)
  • BAIRRO DO QUILOMBO

Destino cultural que reúne rica história dos quilombos da região. Possui uma Associação de artesanato dos moradores (Arte no Quilombo), o Ateliê Ditinho Joana (do famoso escultor e morador local), Museu da Revolução de 1932, Museu do Carro de Boi Quim Costa e apresentações de eventos.

Associação de Artesãos Arte no Quilombo - São Bento do Sapucaí | Cidade e  Cultura
Associação de Artesãos Arte no Quilombo (Fonte: Cidade e Cultura)
  • GASTRONOMIA
São Bento do Sapucaí: fim de semana em família - Passaporte Digital
Restaurante Sabor da Serra (Fonte: Conceito de Luxo)


Além dos tradicionais e muito procurados restaurantes da cidade, como o Sabor da Serra, Lá na Roça, Restaurante Trincheira e Restaurante Pedra do Baú, a cidade possui famosa olivicultura (produção de azeite extravirgem OLIQ pelas fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra), vinicultura (produção de vinhos pela Vinícola & Fazenda Portal de Luz e a Vinícola Villa Santa Maria) e cervejaria (Bauzera, que utiliza a água de riachos que descem a serra para a formação dos rios Sapucaí e Sapucaí-Mirim para a fabricação de suas cervejas artesanais).

Visitas | OLIQ
(Fonte: Oliq)
Toscana Brasileira • São Bento TUR
(Fonte: São Bento Tur)
  • ÁUDIO GUIA

Áudio disponibilizado pela prefeitura de São Bento do Sapucaí, permitindo conhecer a cidade através das memórias dos moradores.


São Bento do Sapucaí é uma cidade com exuberantes formações rochosas, cercada pela Mata Atlântica e nascentes de água, é um destino lindo e perfeito para conhecer!

Visite esta cidade encantadora: certamente você irá se apaixonar!

Visite o site Trilhas & Viagens e veja qual a próxima data de saída para São Bento do Sapucaí!

Ficheiro:São Bento do Sapucai.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
(Fonte: Wikipédia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Menu

× Atendimento Online