Repleto de belíssimas formações rochosas e inúmeras cachoeiras, São Bento do Sapucaí é o lugar perfeito para os amantes da natureza e prática de esporte ao ar livre, sendo bastante procurado por escaladores, amantes do ciclismo e praticantes de hiking e trekking em geral. Com localização privilegiada na Serra da Mantiqueira, região do Vale do Paraíba, este município de São Paulo possui altitude de 886 m e média altimétrica de 1.400 m acima do nível do mar.
Considerado como uma Estância Climática, São Bento do Sapucaí é um dos 12 municípios paulistas do Estado de São Paulo que cumprem requisitos para tal, garantindo assim verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.
O nome da cidade está ligado ao Rio Sapucaí-Mirim, que significa “rio que grita” na linguagem indígena, e ao santo padroeiro da cidade, São Bento, fundador da ordem dos Beneditinos, em expansão no Brasil na época de sua fundação.
Os nascidos em São Bento do Sapucaí são chamados sambentistas e tradicionalmente são católicos, herdando de seus antepassados muitas festas religiosas, celebradas na cidade.
PRINCIPAIS ATRATIVOS DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
O Complexo do Baú é o principal atrativo de São Bento do Sapucaí e seu ponto culminante é a Pedra do Baú, com 1.950 m de altitude. Compondo a paisagem do complexo, seguem o pico do Bauzinho, com 1.760 m e a pedra da Ana Chata, com 1.670 m.
Desde o ano de 2010, o complexo rochoso da Pedra do Baú foi instituído Monumento Natural Estadual (MONA), com gestão compartilhada entre o município de São Bento do Sapucaí e pela Fundação Florestal.
- PEDRA DO BAÚ
A trilha da Pedra do Baú possui aproximadamente 1,7 km até a base da pedra, passando por bananeiras em sua subida íngreme e é bastante procurada pelo turismo de aventura, devido aos desafios da ferrata (620 degraus de ferro cravados na pedra) e sua inclinação que chega a 90 graus. São 340 m de subida pela pedra, que dura aproximadamente 1h ou 1h30min dependendo do tamanho do grupo. Neste trecho é obrigatório o uso de equipamentos de segurança. Recomendada para pessoas com bom condicionamento físico e preparado para enfrentar o desafio nas alturas. Não indicado para pessoas que possuem acrofobia (fobia de altura).
Segundo lenda da região, o Complexo do Baú é fruto do amor proibido entre irmãos, que viraram as rochas, depois de serem amaldiçoados. Esta lenda está registrada no livro “Amantikir” do fotógrafo e pesquisador Ricardo Martins e também é contada por moradores. Pela história, as pedras do Baú e Bauzinho representam um casal de irmãos apaixonados e proibidos de viver o romance pela terceira irmã, a Pedra Ana Chata.
- PICO DO BAUZINHO E PEDRA ANA CHATA
A trilha do Bauzinho é a mais fácil do complexo e tem aproximadamente 470 m de ida e volta. É a mais acessada por sua facilidade, mas nem por isso deixa de ter uma vista deslumbrante da região e da imponente Pedra do Baú.
Já a trilha da pedra da Ana Chata possui um percurso de 3,8 km ida e volta, feita por caminho em meio à Mata Atlântica e alguns trechos de escalaminhada. Tem outro acesso via Estacionamento Chico Bento, com 5,5 km de extensão (ida e volta).
DEMAIS ATRATIVOS DA REGIÃO DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
- PEDRA DA BALANÇA
A Serra da Balança é um antigo caminho de tropeiros, feito desde o bairro dos Serranos, em São Bento do Sapucaí, até o bairro dos Venâncios, em Gonçalves. Para a Trilha da Pedra da Balança, subimos a estrada de terra sentido à Cachoeira do Tobogã. Placas indicam o início da trilha, que tem 6,5 km de distância (ida e volta), com altitude máxima de 1.600 m e duração aproximada de 2 horas e 30 minutos de caminhada, com trechos de pasto bastante íngremes.
- TRILHA DA ONÇA
A Trilha da Onça começa e termina no bairro de Cantagalo. Com trilha estreita e parte considerável em meio à mata, adentra a área de Proteção Ambiental Fernão Dias, cruzando a divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Tem percurso de 11 km (ida e volta) e considerada de nível difícil, com altitude máxima de 1.603 m e aproximadamente 5 horas de percurso.
- CACHOEIRA DOS AMORES
Localizada em uma propriedade particular no bairro Paiol Grande, sua trilha tem 6 km (ida e volta) e tem nível fácil. Possui vários poções para banhos e muito procurada por famílias. Seu nome é resultado da constante visita por inúmeros casais que visitam a região. Pouco acima da cachoeira dos Amores, fica a Cachoeira do Encontro.
- CACHOEIRA TOBOGÃ
Cachoeira localizada no bairro Serrano, próximo à trilha da Pedra da Balança. Tem acesso gratuito, com piscina natural rasa.
- CACHOEIRA DO POÇÃO
Possui dois pequenos poços e tem trilha de fácil acesso, próxima à cachoeira Tobogã.
- CACHOEIRA DO TOLDI
Cachoeira mais alta do município, com 200 m de altura. Possui um mirante na Estrada Paiol Grande de onde é possível avistá-la.
Turismo cultural
- MOSAICOS
Quem visita o município logo percebe que é repleto de coloridos mosaicos, obras dos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar, atuais moradores de São Bento do Sapucaí. Iniciaram o trabalho na capela de Santa Cruz e depois, Capela do Mosaico I e II, na Casa da Cultura, nos muros da Escola Estadual Dr Genésio Cândido Pereira, Recanto Pereira e muitos outros locais.
- IGREJAS
Pela cidade o visitante encontrará a Igreja Matriz, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora dos Remédios e São Benedito.
- MUSEU DO ZÉ PEREIRA
Primeiro museu municipal de São Bento do Sapucaí, criado para preservar a tradição do famoso bloco de carnaval Zé Pereira, com a manifestação centenária dos seus bonecões carnavalescos.
- BAIRRO DO QUILOMBO
Destino cultural que reúne rica história dos quilombos da região. Possui uma Associação de artesanato dos moradores (Arte no Quilombo), o Ateliê Ditinho Joana (do famoso escultor e morador local), Museu da Revolução de 1932, Museu do Carro de Boi Quim Costa e apresentações de eventos.
- GASTRONOMIA
Além dos tradicionais e muito procurados restaurantes da cidade, como o Sabor da Serra, Lá na Roça, Restaurante Trincheira e Restaurante Pedra do Baú, a cidade possui famosa olivicultura (produção de azeite extravirgem OLIQ pelas fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra), vinicultura (produção de vinhos pela Vinícola & Fazenda Portal de Luz e a Vinícola Villa Santa Maria) e cervejaria (Bauzera, que utiliza a água de riachos que descem a serra para a formação dos rios Sapucaí e Sapucaí-Mirim para a fabricação de suas cervejas artesanais).
- ÁUDIO GUIA
Áudio disponibilizado pela prefeitura de São Bento do Sapucaí, permitindo conhecer a cidade através das memórias dos moradores.
São Bento do Sapucaí é uma cidade com exuberantes formações rochosas, cercada pela Mata Atlântica e nascentes de água, é um destino lindo e perfeito para conhecer!
Visite esta cidade encantadora: certamente você irá se apaixonar!
Visite o site Trilhas & Viagens e veja qual a próxima data de saída para São Bento do Sapucaí!
1 Comentário
Os comentários estão fechados.