São Paulo visto por Baixo

São Paulo

A cidade de São Paulo é famosa pelas suas diferentes etnias, variedade e ótima gastronomia, pela vida agitada para todos os gostos e sua riquíssima cultura. O que nem todo mundo sabe é que São Paulo também possui muitos lugares que são incríveis centros históricos subterrâneos: são pontos turísticos repletos de muita história e curiosidades, sendo uma excelente opção para mudar o roteiro e conhecer, literalmente, a fundo, esta cidade!

Salão dos Arcos

Construído embaixo do Teatro Municipal, era um camarim dos artistas que se apresentavam no palco. Segundo a história do lugar, esse espaço foi construído para ligar o Teatro Municipal aos prédios vizinhos, nos quais os artistas ficavam hospedados. Dessa forma, eles não precisariam andar pelas ruas.

O salão é composto por vários arcos feitos de pedras; por isso, o espaço recebeu essa denominação. Em 2017, foi inaugurado o Bar dos Arcos, que dá a possibilidade de os visitantes conhecerem um pouco mais sobre os encantos desse lugar.

São Paulo
Salão dos Arcos

Túnel da Rota

O túnel tem apenas 100 metros (já chegou a a ter quase três quilômetros de extensão), e tinha por função ligar o quartel a outras unidades de segurança e à antiga penitenciária da Avenida Tiradentes.

Hoje um museu, os túneis também foram usados por soldados na Revolução de 1924.

Túnel da Rota

Bar do Cofre

Fica no subsolo do nosso “Empire State Building”, no ambiente onde antes funcionou o cofre do Banco do Estado de São Paulo.  Local para parada e descontração, com aperitivos.

Novo bar em São Paulo ocupa cofre do extinto Banespa - GQ | Gastronomia
Bar do Cofre

Subsolo da Casa das Caldeiras

Comandada pela Associação Cultural Casa das Caldeiras, o espaço é focado na produção artística e cultural da cidade. Antiga casa de maquinas da família Matarazzo, o prédio de 1920 conta com uma arquitetura para lá de rica e recebe ótimos eventos.

Há outra cidade sob São Paulo: passagens, túneis e porões têm as mais  variadas funções - VIX
Subsolo Casa das Caldeiras

Roteiros Metrô de São Paulo

Não dá pra falar de roteiros subterrâneos em São Paulo sem falar no Metrô. O Metrô abre suas portas para que as pessoas conheçam os bastidores de tudo o que acontece por trás deste sistema. Hoje a rede metroviária da cidade de São Paulo transporta cerca de cinco milhões de passageiros por dia. 

Túnel do Metrô de São Paulo

Curtiu?

Venha visitar São Paulo e conheça esta cidade, literalmente a fundo!

Bibliografia:

https://vejasp.abril.com.br/atracao/passeio-tunel-da-rota/

http://casadascaldeiras.com.br/

http://www.metro.sp.gov.br/metro/programa-visitas/index.aspx

https://www.subastor.com.br/bardocofre

Menu

× Como posso te ajudar?