Prudentópolis – Terra das Cachoeiras Gigantes

Prudentopolis
Prudentopolis
Prudentópolis PR

Procurando um lugar onde exista um pouco de Ecoturismo, Turismo de Aventura, e também história e Turismo Religioso?

Prudentópolis é o lugar!         

Município localizado no centro-sul do Paraná, fica a 606 km de distância de São Paulo, capital. A viagem leva aproximadamente 8 horas pela rodovia BR 373 OU BR 116 e 9 horas pela BR 374.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Prudentópolis é um destino bastante procurado pelos turistas. Devido à sua formação geográfica e terras acidentadas, a região possui cachoeiras de grande porte e muitos canyons, tornando o município também chamado de Terra das Cachoeiras Gigantes. São mais de 100 cachoeiras catalogadas e seus atrativos naturais são ótimos locais para a realização de canyoning, rafting, rapel e muitas trilhas.

Prática de rapel pela equipe Salto Sete Adventure Park

Para os aventureiros de plantão, o Salto Sete é um atrativo natural ideal, onde é possível praticar atividades de aventura (trekking, rapel e canionismo). O Salto Sete tem 77m de queda livre e mais 30m de quedas em cascata.

A maior queda de Prudentópolis é o Salto de São Francisco, localizado dentro do Parque Municipal São Francisco da Esperança, com 196m de altura. O parque tem uma infraestrutura regular, com centro de controle, banheiros e estacionamento. 

Cachoeiras gigantes - Salto São Francisco,Salto São Sebastião e Salto Mlot  – Prudentópolis,PR - Paraná - Relatos de Viagem - Mochileiros.com
Salto São Francisco

É no Salto São Francisco que a equipe Rope Trips Aventuras Radicais realiza um dos seus saltos (prática chamada Rope Jump, ou pêndulo humano). São 196m de altura com queda livre de 140m e pouco mais de 5 segundos da mais pura adrenalina!

Antigo Recorde Latino Americano de Rope Jump
Rope Jump praticado pela equipe Rope Trips Aventuras Radicais

Outras quedas que valem muito a pena conhecer em prudentópolis são os Saltos São Sebastião e Mlot, com aproximadamente 120m e que ficam uma de frente para a outra. Estas ficam em uma propriedade particular pertencente à família Kapuchinski.

Salto Mlot

10 Belas Cachoeiras No Paraná (Pr) | Cachoeira, Lindas paisagens, Parana
Salto São Sebastião

O salto Barão do Rio Branco tem 64m de altura e intenso volume de água. Localizado em uma área privada onde há uma pequena Usina Hidrelétrica, é livre para visitação. Pode ser acessada por cima (onde é possível chegar ao mirante ao lado da cachoeira) e por baixo (onde o acesso é possível através de uma escadaria metálica com 433 degraus).

Nenhuma descrição de foto disponível.
Salto Barão do Rio Branco

História, população e costumes

Prudentópolis possui aproximadamente 50 mil habitantes e concentra a maior colônia de ucranianos do Brasil: cerca de 80% de sua população hoje é formada por seus descendentes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Grupo-VEsselka-1160x665.jpg

As tradições ucranianas são mantidas através das festas, do artesanato tradicional, como as Pêssankas (ovos de galinha e ganso pintados à mão) e os bordados, a gastronomia (tradicionais pratos como o Borsch: sopa de beterraba, Pierogis/Varenykys: pastéis cozidos, Chenka (carne suína assada) e o Holoptis: charutos de repolho com carne) e o estilo arquitetônico das construções.

pratos típicos para experimentar na Ucrânia varenyky ⋆ Viajoteca
Prato Típico Ucraniano Varenyky

A colonização em prudentópolis foi intensificada em 1894 por iniciativa do Governo Federal: nesta época foi registrada a entrada de 1500 famílias, em torno de aproximadamente 8 mil pessoas, descendentes de ucranianos em sua maioria, mas também poloneses, alemães e italianos.

Em 1906 esta pequena vila de imigrantes foi nomeada Prudentópolis, em homenagem ao então presidente da República Prudente de Morais.

O município é grande produtor de erva-mate e mel (produtos de exportação) e feijão preto (sendo o maior produtor de feijão preto do Brasl!), milho, soja, cebola e arroz. Tem se consolidado também na fabricação de embutidos, como a Kracóvia (espécie de salame), produto prudentopolitano que ganhou o mundo.

Outra linha de turismo que atrai visitantes ao município é o turismo religioso: Prudentópolis é um dos municípios mais religiosos do Estado do Paraná, e também por isso, é conhecido como a Capital da Oração, possuindo aproximadamente 100 igrejas, muitas delas com estilo bizantino, remetendo à tradição ucraniana.

Paróquia São Josafat - Prudentópolis - PR
Paróquia São Josafat

Dentre as igrejas para visitação mais famosas estão: o Santuário Nossa Senhora das Graças, construída em 1950 com estilo gótico, e a Igreja Matriz de São Josafat, construída em estilo bizantino, é considerada uma das mais belas do país.

Veja nosso próximo evento para prudentópolis em nosso site: https://trilhasviagens.com.br/viagens/prudentopolis/

Bibliografia:

http://www.viajeparana.com/Prudentopolis

http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=67

https://prudentopolis.pr.gov.br/pagina/132_Historia.html

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g2345108-Activities-Prudentopolis_State_of_Parana.html

https://www.ropetrips.com.br/events/salto-sao-francisco-pr-196-metros-o-maior-rope-jump-comercial-da-america-latina-3

https://saltosete.com.br/page/MTY5/cachoeira-salto-sete

Menu

× Como posso te ajudar?