Parque Estadual Intervales (PEI)

O Brasil apresenta um vasto conjunto de áreas naturais com grande potencial para fortalecer o turismo no país e, muitas delas estão protegidas em Unidades de Conservação – UC. A riqueza dos biomas brasileiros e a diversidade cultural do país são atrativos singulares para a oferta de produtos turísticos diversificados e de qualidade.

O parque estadual intervales ao sul do Estado de São Paulo, entre os municípios de Ribeirão Grande, Iporanga, Sete Barras, Eldorado e Guapiara, o Parque Estadual Intervales (PEI) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e um dos maiores corredores de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.  

Intervales
(Fonte: Viagem e Turismo Abril)

O parque estadual intervales foi criado em 8 de junho de 1995, é administrado pela Fundação Florestal, sob o mesmo regime de conservação, desde 1987. A área de 41.700 hectares é remanescente da antiga Fazenda Intervales, que foi gerenciada pelo BANESPA até 1986. Está inserido no Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba e é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, possuindo uma enorme riqueza de espécies da fauna e flora, servindo como referência mundial no circuito de observação de aves: trata-se de um destino muito procurado por birdwatches (observadores de aves).

intervales
(Fonte: Governo do Estado de São Paulo)

O nome Intervales corresponde ao termo “entre os vales”.  A sede do Parque se encontra na divisa das bacias hidrográficas dos rios Ribeira de Iguape e do Paranapanema, no alto da Serra de Paranapiacaba. Nessa região, o relevo é predominantemente montanhoso, com altitudes que variam de 900 a 1200 metros, e a área é repleta de cavernas e rica biodiversidade.

intervales
(Fonte Virtude Birdwatching e Natureza)

No município de Sete Barras, Intervales possui três bases operacionais para serviços de Educação Ambiental e Fiscalização. O relevo é também predominantemente montanhoso, porém com a presença planícies alagadas mas extensas, e com altitude que varia de 80 a 900 metros. Não existem cavernas no interior do Parque nessa área. A biodiversidade é tão rica quanto a região da Sede, porém diferenciada, e com características particulares.

intervales
(Fonte: Governo do Estado de São Paulo)

Intervales oferece diversos roteiros, com trilhas (Capela do Santo Inácio, Castelo de Pedra, Núcleo Sede, Trilha do Mirante da Anta, Mirante Velho, Trilha da Caçadinha) cachoeiras (Cachoeira do Mirante, Trilha da Roda Dágua)  e cavernas (Gruta Colorida, Gruta do Cipó, Gruta do Tatu, Gruta dos Meninos). O Parque Estadual Intervales também possui pousadas para aqueles que queiram ter a experiência de pernoitar dentro da Unidade de Conservação, em meio à natureza.

intervales
(Fonte: Bit Viagens)

A Fundação Florestal valoriza a população local credenciando moradores da região para a prestação de serviços de monitoria ambiental. As trilhas do PE Intervales podem ser feitas de forma autoguiada.
A visitação em Unidades de Conservação deve ser planejada e seguir diretrizes para se cumprir os objetivos de sua criação. É instrumento essencial para aproximar a sociedade da natureza para despertar a consciência da importância da conservação dos ambientes e processos naturais. Guias dessas unidades devem ressaltar ao visitante a importância de sua visitação: a manutenção da integridade ambiental e cultural é fator essencial para sustentar a qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social das comunidades locais. Devem informar e orientar sobre os impactos que uma visitação pode causar, recomendando condutas conscientes e cuidados que devem ser tomados, como por exemplo: acondicionamento de lixos durante a visitação (trazer todo o tipo de lixo de volta, principalmente o orgânico, que muitos pensam que não interferem no meio ambiente), cuidar dos locais por onde passarem, não interferir ou degradar o meio ambiente (escrever em pedras ou árvores, recolher espécies da flora e fauna, incluindo também pedras), evitar conversas altas, músicas e qualquer outro tipo de ruídos durante a visitação.

Bibliografia:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-intervales/

https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/parque-estadual-intervales/

https://www.mma.gov.br/estruturas/ascom_boletins/_arquivos/livro.pdf

https://www.mma.gov.br/informma/item/1757-conduta-consciente-em-ambientes-naturais

Menu

× Como posso te ajudar?